NOTÍCIA E INFORMAÇÃO
DEPUTADO VISCONDE DE TAUNAY
A LUTA PELA PROVÍNCIA DO TOCANTINS
Deputado Imperial
DEPUTADO JOSÉ BERNARDINO
Requerimento de José Bernardino de Sena Ribeiro solicitando que a Comarca de São João de Duas Barras seja desmembrada da Província de Goiás e elevada à categoria de Província, sem dependência alguma do Governo de Goiás. Apresentando na Sessão de 04.07.182... »
(Arquivo Histórico. Câmara dos Deputados. Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil. 17-04-1823 a 12-11-1823.)
Com a independência do Brasil, D. Pedro convocou em 3 de junho de 1822 uma “Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa”, com a tarefa de elaborar uma Constituição (a primeira constituição brasileira) para o Reino do Brasil. As Instruções para a eleição dos constituintes, expedidas em 19 de junho, chegou ao conhecimento da Junta de Governo da Palma, que convoca eleição para Deputado.
No dia 19 é expedida a Decisão de Governo nº 57, que estabelece as instruções sobre o processo eleitoral dos deputados provinciais para compor a Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Reino do Brasil. Em 3 de agosto de 1822, o Príncipe Regente D. Pedro manda publicar decreto contendo as instruções para as eleições de deputados, convocada para o ano seguinte.
O Governador Pio Pinto de Cerqueira, da Junta de Governo da Palma, com a vila capital em Natividade, manda divulgar nos arraiais as instruções de D. Pedro para eleição de Deputado. O candidato José Bernardino é eleito e foi despachado para o Rio de Janeiro, munido da documentação sobre a legalidade do governo da Palma, mas não assumiu a cadeira de Deputado, que sobrou para Goiás.
Em conversa com Bernardino, o Deputado Antônio Carlos, presidente da Constituinte, prometeu apresentar proposta na primeira Constituição brasileira no sentido de que todas as comarcas do Império fossem elevadas a Províncias. Com isso, a Comarca da Palma, no Norte de Goiás, seria elevada a Província da Palma.
DEPUTADO VISCONDE DE TAUNAY
Em 1872, o Visconde de Taunay ingressou na vida política. Foi deputado por Goiás. “Atendendo a considerações de ordem elevada, seja pelo Poder Legislativo definitivamente separado em duas vastas zonas, ambas com sobejos elementos de engrandecimento e que de certo progredirão mais ou menos rapidamente: uma ao Sul, em contato com a prosperidade de S. Paulo. Outra ao Norte por meio de navegação dos rios Araguaia e Tocantins.” (Deputado Visconde de Taunay)
O Visconde de Taunay, na condição de deputado pela Província de Goiás, propôs a separação do Norte goiano para a criação da Província da Boa Vista do Tocantins, com a vila capital em Boa Vista (hoje Tocantinópolis), em 1872. Em 1889, com o projeto de Fausto de Souza para a redivisão do Império em 40 províncias, consta o mapa da Província do Tocantins na região que compreendia o norte goiano.
Em 1879, o Deputado Visconde de Taunay reapresentou o projeto na Câmara dos Deputados propondo a criação da Província do Tocantins. Em 1889, projeto do geógrafo Fausto de Souza para a Redivisão do Império em 40 Províncias, constando a do Tocantins na região que compreendia o Norte goiano.
O Visconde de Taunay (1843-1899) foi um escritor, militar e político do império brasileiro. Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de fevereiro de 1843. Seu avô, o pintor Nicolas Antoine Taunay, veio para o Brasil com a Missão Francesa, em 1816.
DEPUTADO JOÃO CARDOSO
Em 22 de julho de 1873 o Deputado João Cardoso de Menezes e Souza apresentou na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro, uma proposta de divisão de Goiás e anexação ao Pará da parte Norte da Província goiana. Em alternativa a isso, o Visconde de Taunay, deputado por Goiás, propôs a criação da Província de Boa Vista do Tocantins.
Deputado Estadual
DEPUTADO CARLOS LEITÃO
Eleito constituinte em 1891 para elaborar a primeira Constituição de Goiás, o Deputado Carlos Leitão, da Boa Vista (hoje Tocantinópolis), apresentou proposta no plenário da Assembleia Constituinte para dividir Goiás e criar o Estado do Tocantins, com a capital em Boa Vista do Tocantins, hoje Tocantinópolis, mas foi voto vencido pela maioria de goianos.
LIVROS
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
O ESTADO DO TOCANTINS é marca registrada no
Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob o número 900273399.
Diretor: Otavio Barros. Endereço: Quadra 904 Sul Al. O6 Lt. 45. Palmas – Tocantins.
Telefones: 063-3214-6286/8401-2911.
Email: tocantinsjornal@.com Designer: Clébio Galvão.
Jornal O Estado do Tocantins - Todos os direitos reservados