NOTÍCIA E INFORMAÇÃO
RELATÓRIO DE VIAGEM A PORTUGAL EM BUSCA DE SUBSÍDIO PARA A CRIAÇÃO DO TOCANTINS
Chegamos a Portugal no dia 9 de março, às 09,20.
Nosso primeiro contato para a pesquisa foi na Embaixada do Brasil, mais precisamente com 2º Secretário, doutor Marcos Arbizu Campos, que nos levou até o Departamento Cultural, onde fomos informados de alguns endereços necessários à nossa pesquisa.
Da embaixada seguimos para a Torre do Tombo, onde iniciamos a peregrinação em busca do resgate de nossa história.
De lá estivemos no Palácio de São Bento (sede da Assembleia da Republica), Arquivo Histórico da Assembléia da Republica, Biblioteca da Assembleia da República, Biblioteca Nacional, Universidade de Coimbra, Biblioteca do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Palácio das Necessidades), Museu Ultramarino, Museu Nacional de Arte Antiga, diversas livrarias especializadas em livros e mapa antigos (sebos), Universidade Nova de Lisboa, cidades de Beja, Serpa e Vila de Moura, no Baixo Alentejo, onde nasceu Theotônio Segurado. Deixamos de ir ao Museu do Palácio d’Ajuda por não ter o mesmo no seu acervo material de interesse para o presente trabalho.
É necessário ressaltar a boa vontade do pessoal do setor cultural da Embaixada do Brasil em Lisboa, inclusive na expedição de ofícios às autoridades lusitanas e ao Reitor, da Universidade de Coimbra, onde Theotonio Segurado se formou em Leis.
Conseguimos dados inéditos para reconstruir a trajetória do Juiz, Desembargador, Ouvidor da Palma e Deputado Joaquim Theotonio Segurado que, em 14 de setembro de 1821, proclamou a separação da Comarca da Palma em governo independente da Província de Goyaz.
Joaquim Theotonio Segurado nasceu e foi batizado na Vila de Moura, no Baixo Alentejo, em 25 de fevereiro de 1775. (Doc. 1)
Estudou Leis na Universidade de Coimbra, de novembro de 1791 (Doc. 2) até junho de 1796, quando fez o exame final do curso de Direito. (Doc. 3)
A Vila de Moura (Fotos 1, 2, 3 e 4) fica próxima da capital, Beja, com sua extensa Avenida Brasil (Foto 5)
O pai de Theotonio Segurado, José Mendes Segurado, nasceu na Vila de Moura, e sua mãe Dona Maria das Dores, é natura de Serpa. (Foto 6)
Por Decreto Real de 12 de outubro de 1803, Joaquim Theotonio Segurado foi nomeado ouvidor da Provincia de Goyaz. (Foto 7)
O período desde que assumiu como Ouvidor na Comarca de Goyaz e depois na Comarca da Palma já é mais u menos conhecido.
Em janeiro de 1822 Segurado desceu em batelão o rio Tocantins até Belém do Grão Pará e dali seguiu em navio para Portugal, onde tomou assento na cadeira de Deputado pela Provincia de Goyaz à Constituinte Extraordinária das Cortes Reunidas do Brasil, Portugal e Algarves.
Conseguimos as assinaturas de Theotonio Segurado na Biblioteca da Assembleia da República (Foto 8)
Devido a falta de grana (dinheiro) tivemos que interromper nossa estada em Portugal para continuar a pesquisa histórica, quando pretendíamos localizar alguma publicação com o retrato de Theotonio Segurado.
Os documentos e foto citados neste Relatório foram entregue diretamente ao Governador Siqueira Campos.
Palmas, 26 de março de 1998.
OTAVIO BARROS DA SILVA
LUIZ DE SOUSA PIRES
LIVROS
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
LEIA MAIS...
O ESTADO DO TOCANTINS é marca registrada no
Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob o número 900273399.
Diretor: Otavio Barros. Endereço: Quadra 904 Sul Al. O6 Lt. 45. Palmas – Tocantins.
Telefones: 063-3214-6286/8401-2911.
Email: tocantinsjornal@.com Designer: Clébio Galvão.
Jornal O Estado do Tocantins - Todos os direitos reservados